segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Jogos de Rapina

A seguinte citação foi reimpressa no "Idaho Leader", EUA em 26 de Agosto de 1924, e foi lida em Hansard duas vezes: na primeira, por John Evans M.P. em 1926, e na segunda, por M.D. Cowan M.P., na sessão de 1930-1931.

Em 1891 uma circular confidencial foi enviada aos banqueiros americanos e a seus agentes, contendo as seguintes declarações: "Autorizamos os nossos agentes de empréstimo nos estados ocidentais a emprestar os nossos fundos com a garantia de propriedades imobiliárias, com vencimento a 1 de Setembro de 1894, e não depois dessa data".

"A 1 de Setembro de 1894, não renovaremos os nossos empréstimos sob nenhuma condição. Nessa data vamos exigir o nosso dinheiro, executaremos as hipotecas e nos faremos credores em posse das terras."

"Podemos apropriar-nos de duas terças partes das fazendas a oeste do Mississipi e milhares delas a leste do grande Mississipi também, fixando o nosso próprio preço. Poderemos também tomar posse de três quartos das fazendas do oeste e o dinheiro de todo o pais."

"Então os fazendeiros vão ser arrendatários, como na Inglaterra". (os fazendeiros perdiam a posse de suas terras por meio desta manobra, e ficavam obrigados a "alugar" as terras para as trabalhar, pagando a renda correspondente aos banqueiros).

12 comentários:

xatoo disse...

O filme "The Heavens Gate" relata precisamente um destes episódios de expropriação de terras aos emigrantes que tinham ido para este Oeste nessa epoca. Os próprios Governadores Civis nomeados pelo Estado entre os grandes fazendeiros, constituiam grupos de ajuste de contas com aqueles que não acatavam essa "lei", faziam listas negras, perseguiam-nos e executavam-nos o que derivou numa espécie de estado de sitio e guerra civil que só acabou com a intervenção do exército.
O realizador do filme, Michael Cimino, (que esteve aqui na nossa Cinemateca o anos passado) autor de "O Caçador" nunca mais conseguiu filmar, convertendo-se num cineasta maldito.
Quem não viu "As Portas do Céu" é urgente que veja

xatoo disse...

ah, e tem mais:
a pelicula que foi estreada entre nós tem 1 hora e meia - foi censurada pelos produtores, demolida pela critica acabando por ser um flop em termos de receitas.
No entanto o filme tem mais de 3 horas e a versão integral foi essa que só foi exibida, como disse, recentemente na Cinemateca.
Portanto, quem quiser comprar o DVD certifique-se se é a versão integral

Anónimo disse...

"Os que deixam de acreditar em Deus não passam a acreditar em nada-passam a acreditar em tudo"

G.K. Chesterton

xatoo disse...

"os factos são infaliveis"
Lenine

augustoM disse...

Se um dia te deres ao trabalho de ler a história da guerra civil americana, então compreenderás bem o que é a américa e os seus, pelo menos uma grande parte dos americanos. Também é muito interessante ler a guerra hispano-americana.
Um abraço. Augusto

Barão da Tróia II disse...

Lá como cá, siga a dança, boa semana, gostei de ler.

Anónimo disse...

Xatoo, a cinematografia americana volta recorrentemente a esse tema, "mortgage on farm", embora nem sempre se reportando à mesma época. Foi uma prática que se prolongou no tempo.

Só em 1984 foram realizados dois filmes: "Places in the heart", de Robert Benton (c/ Sally Field, John Malkovitch, etc), e "Country", de Richard Pearce (c/ Jessica Lang, Sam Shephard, etc).

Diogo disse...

Fiquei curioso por ver o filme "As Portas do Céu". Espero encontrá-lo em DVD. Outra obra que está relacionada com este assunto é “As vinhas da Ira”. Miséria criada pela contracção monetária levada a cabo pelos donos da finança.

Anónimo disse...

Pánico bancario de 1983, Panico bancario de 1907......¿Pánico inmobiliario en la España de 2007?

Anónimo disse...

Exсellent web sіtе you've got here.. It's dіfficult to fіnd goоԁ quality writing like
yоurs nowadays. I seriously appreciate peoρle like you!
Τake caгe!!

Have a lοok аt my site; payday loans

Anónimo disse...

It is in ρoint of fаct a nice anԁ helpful piece of infoгmation.
Ӏ'm satisfied that you simply shared this useful information with us. Please stay us informed like this. Thank you for sharing.

Also visit my web-site :: tapety na zamówienie cena

Anónimo disse...

Pleasе let me know if yоu're looking for a writer for your site. You have some really good posts and I feel I would be a good asset. If you ever want to take some of the load off, I'd love tо ωгite
ѕοme mateгial foг your blοg іn eхchangе fοr a link back to mіnе.
Plеaѕe shοot mе аn е-maіl
if intеrested. Many thankѕ!

Cheсk out my sіte; galeria sufitów podwieszanych