sexta-feira, abril 08, 2005

Cinco milhões queriam ver o Papa morto

No entanto, estima-se que apenas um milhão de católicos tenha tido essa ventura. Recorde-se que o Papa esteve em câmara ardente desde segunda-feira.



O caixão de João Paulo II deixou a Praça de São Pedro, sob os aplausos da multidão, sendo transportado para a cripta da Basílica, onde ficará sepultado. À missa fúnebre de João Paulo II terão assistido, na Praça de São Pedro e espalhados pela capital italiana, através de ecrãs gigantes, cerca de 5 milhões de peregrinos.

Ainda não há data para o conclave que servirá para eleger o novo Papa, mas há uma novidade, anunciada pelo Vaticano: Para não dar azo a confusões, além do fumo branco, o toque dos sinos da Basílica de São Pedro anunciará ao mundo que já foi escolhido o sucessor de João Paulo II.

Esta vai ser a primeira vez, em séculos de tradição, que o toque dos sinos servirá para anunciar que já foi escolhido um novo papa. O arcebispo Piero Marini, mestre das cerimónias litúrgicas de João Paulo II, explicou a inovação aos jornalistas: «Desta vez vamos tocar os sinos para tornar a eleição mais clara», afirmou, aludindo à confusão registada em anteriores eleições papais devido à cor do fumo.

Marini anunciou ainda que o Vaticano está a tratar de melhorar o processo de combustão de forma a que a cor do fumo seja mais facilmente identificável. O fumo resulta da queima de todos os boletins de voto, das várias rondas necessárias até chegar à eleição do novo papa.



Rezemos para que o badalar dos sinos não traga ainda mais confusão ao processo eleitoral. Os 1400 observadores internacionais, que se deslocaram ao Vaticano para fiscalizar o processo, estarão atentos aos níveis de poluição sonora e atmosférica, de forma a que o escrutínio papal não fique, uma vez mais, conspurcado pela fuligem negra da suspeição.

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu acho que vê-lo morto quereria a maior parte da população mundial...

Anónimo disse...

Very nice site! christian financial planning Global kitchen knives homepage