terça-feira, abril 05, 2005

Uma nova forma de desemprego

Este texto é um excerto de um artigo de Fernando Dacosta publicado na revista Visão 625-24/02/05. Subscrevo-o na totalidade.



Prevê-se que em cada cinco crianças nascidas hoje, três jamais arranjarão emprego estável.

Corrompida, a liberdade imergiu-as em novas (outras) desigualdades, indignidades, como as do crescente, insaciável «triângulo negro» da precarização, escravização, exclusão. Direitos penosamente conquistados (na saúde, na assistência, no trabalho, no ensino, no lazer, na cultura) estão a ser dissolvidos em cascatas de perfumado cinismo light. Os jovens que entram no mundo do emprego fazem-no a prazo, a contrato volátil, vendo-se, sem a mínima segurança, impedidos de construir uma vida própria, entre zappings de subtarefas e de pós-formações ludibriadoras.

O problema não tem no sistema vigente, o que poucos ousam admitir, solução visível. Enquanto isso há quem, para se confundir (confundir), culpabilize por ele a baixa taxa de natalidade e, lestamente, se proponha incentivá-la – incentivá-la para aumentar o número de crianças abandonadas?, para disparar a percentagem de jovens sem ocupação?, para renovar de carne fresca e farta os canhões, as camas, os catecismos, os esclavagismos? Prevê-se, com efeito, que em cada cinco crianças nascidas hoje em Portugal, três jamais arranjarão emprego estável.

A queda, por exemplo, de descontos para a Previdência (que tanta ondulação provoca) não advém da falta de trabalhadores com vontade de fazê-los – aos descontos; advém, sim, da falta de trabalho para serem feitos. Há já mais de 600 mil desempregados «seniores» e de 80 mil jovens à procura do primeiro emprego (40 mil licenciados), sem que ninguém, ao que se observa, se dinamize com isso. Nesta fase, as teses «coelheiras» só iriam agravar, não resolver, os problemas demográficos existentes.

Subir a idade da reforma para os 70 anos (aos 50 um trabalhador começa a ser tratado pelos superiores e colegas como um estorvo), aumentar os horários laborais ( a produção tornou-se não insuficiente mas excessiva para o mercado), congelar os salários líquidos (enquanto a inflação os baixa) como defendem certos especialistas (que preservam, no entanto, para si retribuições e reformas milionárias) apenas desarticulará o mecanismo social que a humanidade vem, penosamente, construindo no sentido de tornar a existência mais digna e solidária.

As velhas gerações , a sair de cena, agarram-se às influências que julgam, julgavam, manter, merecer. Disfarçando desesperos, socalcam sem resultados patéticas vias sacras de cunhas, súplicas, empenhos, hipotecas, tráficos. As crispações que não sentiram quando, décadas atrás, iniciaram as suas carreiras (eram de outro tipo as, então, sofridas) experimentam-nas agora em relação à insegurança inquietante dos filhos e netos. Ingénuas, acreditaram que bastava, como no seu tempo, um curso superior para se ficar protegido, promovido. Fizeram os seus tirá-lo sem reparar que as universidades se transformaram de clubes VIP em fábricas massificadoras, cada vez mais vazias de elitismos internos e poderes externos.

Só os filhos-família de famílias dominantes (na direita, no centro e na esquerda, na economia, na política e nos lobbies) dispõem de privilégios garantidos, defendidos.

4 comentários:

Anónimo disse...

O novo director da RDP África é Jorge Gonçalves que, desde os tempos do Professor Cavaco Silva, dirigia o Departamento de Cooperação da RDP (este departamento é uma das prateleiras douradas da empresa). Jorge Gonçalves chamou as atenções sobre si, uma única vez, quando declarou que a RDP África devia ser extinta, passando a existir apenas um programa na Antena 1 destinado às temáticas africanas.
A mesmo “solução final” foi defendida por ele para a RDP Internacional.
Para substituir Jorge Gonçalves no Departamento de Cooperação, foi ontem nomeado José Arantes, ex-assessor de cavaco Silva e ex-secretário de estado de Durão Barroso.

Anónimo disse...

Where did you find it? Interesting read Moab hiking seroquel antipsychotic affect in brain Online master27s degree interior design Asthma and expiration difficulties and bronchodilator Kistler servo accelerometer model 303m125 nissan titan door finisher clips Herbal permanent hair removal Enterprise spyware protection http://www.kids-domain.info/Artpublicdomainlicense.html Lexapro warning pregnancy Seroquel sinusitis

Anónimo disse...

Cool blog, interesting information... Keep it UP Fox sports radio tony bruno playtex bras Free wireless phone service plans comparison

Anónimo disse...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it »