segunda-feira, maio 23, 2005

Um terrorista da CIA?

Ann Louise Bardach, jornalista – 9 de Maio de 2005

Um chefe terrorista com grandes ligações às agências de informações norte-americanas está à procura de asilo nos Estados Unidos. O FBI tem provas da sua ligação ao atentado a um avião de passageiros que matou setenta e três pessoas. Estamos a falar de um exilado cubano bastante conhecido: Luis Posada Carriles.



Este homem de 77 anos, ex-operacional da CIA, foi treinado pelo exército americano em Fort Benning na Georgia. Ele tem tentado violentamente causar a queda do governo de Fidel Castro há quatro décadas. Há três semanas entrou nos Estados Unidos após ter estado escondido durante anos na América Central e na Caraíbas.

Posada está ligado à queda, em 1976, de um avião civil que matou 73 passageiros – o primeiro acto de terrorismo no hemisfério Ocidental. Está também ligado a uma série de atentados à bombaa, em 1997, em hotéis, restaurantes e discotecas em Havana, assim como a uma conspiração, há cinco anos, para eliminar Castro. Esteve preso na Venezuela e no Panamá. A última vez que foi visto, foi nas Honduras. No princípio deste mês (Maio de 2005) foi dito que ele tinha dormido em Miami. O seu advogado está agora a pedir asilo para ele. Em resposta, o Supremo Tribunal da Venezuela ordenou que o governo pedisse a sua extradição dos Estados Unidos para ser julgado por terrorismo.

Um funcionário do Departamento de Estado invocou que a administração Bush não tem a certeza se posada está nos Estados Unidos. Afirmou ainda que as afirmações cubanas acerca de Posada “podem ser totalmente fabricadas”. Ao mesmo tempo Noriega disse que os Estados Unidos “não estão interessados em dar-lhe asilo”.

O irmão de um turista italiano morto por uma bomba num hotel em Havana em 1997 afirmou ao Miami Herald: “ É como um habitante de Nova Iorque que perdeu um parente nos ataques do 11 de Setembro, e o cérebro por trás dos actos terroristas está a viver no Canadá. Não estaria preocupado com o governo Canadiano?”

Se Posada ainda está nos Estados Unidos, a administração Bush tem três hipóteses: dar-lhe asilo, prendê-lo por imigração ilegal ou aceder ao pedido de extradição da Venezuela.


Comentário:
As três hipóteses formuladas pela autora do artigo parecem-me um pouco redutoras. Pelo contrário, Bush tem aqui uma oportunidade de sonho para levar a cabo as grandes tarefas que tanto tem propalado, com a vantagem de não ter de pôr os pés fora de casa. Basta, para tanto, agregar os Estados Unidos ao eixo do mal e deitar mãos à obra:

a) Encontrar e destruir armas de destruição maciça. Não há outro sítio no mundo que as possua, em tal quantidade e tão diversificadas e como nos Estados Unidos da América.

b) Encontrar e eliminar terroristas. Não há outro sítio no mundo que, etc.

c) Espalhar a democracia. Garantir que as paródias das eleições de 2000 e de 2004 americanas não se repitam. Obrigar as máquinas de votar electrónicas a darem recibo. Recusar favores de governadores da Flórida (mesmo que sejam irmãos). Porque, como as coisas estão hoje, Thomas Jefferson, redactor da Declaração de Independência Americana, pediria asilo político a Cuba, ao Irão, ou, mais provavelmente, à Coreia do Norte.

4 comentários:

Anónimo disse...

Looking for information and found it at this great site... http://www.falconercoatofarms.info/Coats3.html Mercedes 300se 1990 motor Arizona+sedona jeep tours Rhinoplasty drastic photos Legal forms california sample motion to quash alfa romeo 147 audi bremi ignition wires hawaii state coat of arms 2005 porsche carrera gt Building a portable sauna fire alarms system power point Where is muscle & fitness magazine published

Anónimo disse...

What's Taking place i am new to this, I stumbled upon this I have discovered It positively helpful and it has helped me out loads. I'm hopіng tο contribute
& help other customers like its aided me. Great job.



Нeгe iѕ my web-sitе: http://freshsmokenow.com
Look into my web page :: Rauchen aufhören, fresh smoke, fresh smoke ecig, fresh smoke electronic cigarette, water vapor cigarette, water vapor ecig, dejar de fumar, fumo fresco, humo fresco,basta de fumar,parar de fumar, stop smoking now,

Anónimo disse...

Very quickly this web site will be famous among all blog visitors, due to it's fastidious articles or reviews
Feel free to surf my web blog : best anti aging skin care

Anónimo disse...

Hi there, i reаd your blog from tіme
to tіme аnԁ i oωn
a similar one and i ωaѕ juѕt curious
if уou get a lοt of spam гemаrks?
If ѕo how do yοu protect against іt, any
plugin or anything you can recommend? I get ѕo much lately it's driving me mad so any assistance is very much appreciated.

Look into my page :: veloura cream
Look at my website : veloura, veloura cream, veloura reviews, anti aging veloura, anti aging cream veloura, bellagenix, bellagenix veloura, veloura cream, veloura &, bellagenix & veloura, veloura et bellagenix