terça-feira, outubro 10, 2006

V for Vendetta. Alguma semelhança entre os 80.000 mortos de Saint Mary e os 3.000 do World Trade Center?

Passado numa Londres totalitária do futuro, "V de Vingança" conta a história de Evey, uma jovem doce e tranquila que é salva de uma situação de vida ou morte por um vigilante mascarado, conhecido apenas por "V". Incomparavelmente carismático e ferozmente dotado na arte do combate e do logro, V dá início a uma revolução quando detona dois marcos da cidade de Londres (o Parlamento e o Big Ben), e toma o controle das ondas de rádio e TV, urgindo os seus concidadãos a rebelarem-se contra a tirania e opressão.


Os artistas usam mentiras para contar verdades. E os políticos usam-nas para encobri-las.

Mas a situação política actual é tão óbvia que já não há necessidade de simular. Nem de um lado, nem do outro.


Let´s look at the trailer (6:20m):

8 comentários:

Anónimo disse...

Excelente Sr Carlos Paiva, já agora podia ser um pouco mais expecifico e dizer quem são em sua opinião os terroristas.
Quem faz o terror no mundo.

Quanto ao filme saiu a pouco tempo em DVD, parece-me uma obra de excelente qualidade para quem está atento a estes temas das manipulações de massas por parte dos media, a nova ordem mundial e o novo poder baseado no estado policial.
Tal como Evey diz no fim do filme, " V " sou eu, és tu, o meu pai, a minha nãe, o meu amigo "V" somos todos nós e não é ninguem.

"V" é apenas um ideal.

Um abraço a todos

Anónimo disse...

O filme é mau, não passa duma patacoada sem sentido: uma espécie de Matrix londrino de segunda ordem.

Anónimo disse...

Ao Sr Carlos Paiva

Obrigado por responder.

Concordo consigo "Os terroristas são os homicidas que mataram em Bali, em Londres, em Madrid, em Nova Iorque e em muitos outros lugares."
Apenas um pequeno reparo, que suponho tenha sido puro esquecimento da sua parte,eu acrescento, a essa sua frase, se me permitir, o terrorismo de estado por parte do governo dos estados unidos, inglaterra e outros.

Caro Sr. Carlos Paiva eu não odeio ninguem.

Um abraço

RS disse...

V para Verdade.

Abraço,
RS

Diogo disse...

Júlio Reis:

Veja o trailer com olhos de ver. Compre uns óculos se for necessário, embora me pareça que você precisa mais de um cão e uma bengala.

Anónimo disse...

Um trailer bastante explícito. Vou ter de ver o filme.

para mim disse...

O "V" resulta da adaptação de uma banda desenhada cuja origem remonta aos anos 82 e 85. O seu autor Alan Moore intuiu o fascismo que se germinava. Havia Reagan nos EUA, mas pior ainda era Bush pai, que manipulava na sombra... Foi o ano em se debateu o livro "1984" que hoje mais parece o retrato da América fascista e policial do que um regime totalitário soviético... Se o filme se parece com a nossa realidade, mais não é do que a confirmação das capacidades de análise do autor de BD. Agora que sabemos de onde vimos, será que podemos começar finalmente a preparar caminho para sabermos para onde queremos ir em vez de perderem tempo em opiniões cheias de vazio?

Anónimo disse...

Ao para mim

Então pode o senhor começar por indicar por onde pretende ir, talvez assim as opinioes se tornem mais "cheias".