Jornal Sol – 3 de Fevereiro de 2007
Governo acusado de impor TGV
O tribunal de Contas defende que se as obras de modernização da linha férrea do Norte continuassem, «o TGV não teria clientes»
O Governo travou a modernização da linha ferroviária do Norte, que liga Lisboa ao Porto, para garantir que o TGV venha a ter clientes.
A acusação foi feita pelo Tribunal de Contas (TC), que mencionou este caso para exemplificar as falhas permanentes na execução dos projectos de investimento programados pelos governos e no desperdício de recursos que essa atitude acarreta.
A história começa em 1991, quando tiveram início as obras de modernização da linha do Norte. Nessa data, era Cavaco Silva primeiro-ministro, projectaram-se obras de melhoria no valor de 75,8 milhões de euros e conclusão prevista para 1993. Era também intenção reduzir o tempo de duração da viagem para 2h15.
Passados 16 anos, não só as obras não estão terminadas como os custos derraparam mais de 2000%. Além disso, o actual tempo de duração da viagem entre Lisboa e Porto está longe dos objectivos. Segundo dados do Tribunal de Contas, a viagem em Alfa Pendular demorava 2h55 em 2005.
Comentário:
Porque é que esta acusação do Tribunal de Contas passa completamente despercebida nas televisões? Porque não são chamados à pedra todos os governos e ministros implicados na travagem da modernização da linha do Norte com o único objectivo de impor o TGV? Os criminosos responsáveis por este estado de coisas não têm de ser trazidos à justiça?
Governo acusado de impor TGV
O tribunal de Contas defende que se as obras de modernização da linha férrea do Norte continuassem, «o TGV não teria clientes»
O Governo travou a modernização da linha ferroviária do Norte, que liga Lisboa ao Porto, para garantir que o TGV venha a ter clientes.
A acusação foi feita pelo Tribunal de Contas (TC), que mencionou este caso para exemplificar as falhas permanentes na execução dos projectos de investimento programados pelos governos e no desperdício de recursos que essa atitude acarreta.
A história começa em 1991, quando tiveram início as obras de modernização da linha do Norte. Nessa data, era Cavaco Silva primeiro-ministro, projectaram-se obras de melhoria no valor de 75,8 milhões de euros e conclusão prevista para 1993. Era também intenção reduzir o tempo de duração da viagem para 2h15.
Passados 16 anos, não só as obras não estão terminadas como os custos derraparam mais de 2000%. Além disso, o actual tempo de duração da viagem entre Lisboa e Porto está longe dos objectivos. Segundo dados do Tribunal de Contas, a viagem em Alfa Pendular demorava 2h55 em 2005.
Comentário:
Porque é que esta acusação do Tribunal de Contas passa completamente despercebida nas televisões? Porque não são chamados à pedra todos os governos e ministros implicados na travagem da modernização da linha do Norte com o único objectivo de impor o TGV? Os criminosos responsáveis por este estado de coisas não têm de ser trazidos à justiça?
9 comentários:
Nunca tinha percebido porque é que as obras na linha Lisboa Porto estavam a demorar tanto tempo nem me lembrava que tinham começado em 1991. Cabrões!
pois,
quando um lobie se alevanta
o outro abaixa as orelhas
Mas pelos vistos o TGV tem muitos clientes. São todos os que se preparam para encher os bolsos à grande com esta monstruosidade despesista, entre eles muitos membros dos sucessivos governos. Não basta travar o TGV, é necessário julgar os reponsáveis pelo arrastar de pés na remodelação da linha do Norte, doa a quem doer, sejam socialistas ou sociais-democratas ou a puta que os pariu a todos.
E no entretanto,o interior continua esquecido,abandonado e a desertificar-se.
Como fica patente pelas linhas que a CP já encerrou,e ainda pretende encerrar.Um exemplo disso é a linha do Tua entre outros troços ferroviários daquela região e do Alentejo.E assim o país continua a definhar e a concentrar-se no litoral.
O Estado(para o qual os cidadãos pagam impostos)devia usar esse dinheiro para investimentos que fossem beneficiar todo o país e não apenas uma minoria.
Os tribunais nao sao de confiar... mudanca de governo tambem nao 'e resposta... a valoracao da abstencao que a Biranta fala talvez seja uma solucao, mas nao suficientemente valorizada... ou muito me engano, ou a melhor coisa 'e o pessoal sair para as ruas, ir a casa destes meninos todos e traze-los para o meio da praca... 'e que sinceramente nao ha solucao a vista... ou revolucao a serio, ou baixamos a cabeca ate nos apanharem em nossa distracao e colocarem-nos VERICHIPs nos bracos...
Mas isto é um contra-senso, ou não será?... Iniciam-se obras de modernização da linha do Norte em 1991, 75,8 milhões de euros, para terminar em 1993. 16 anos depois essas obras ainda por terminar? Com custos a derraparem mais de 2000 (dois mil) por cento?...
Então é um completo desperdício de dinheiros dos contribuintes por parte dos "nossos" governantes!
Duplo desperdício: obras de modernização e TGV!
Quem é que nos acode?...
Mas se formos avaliar as decisões em função de gastos absurdos, então comecemos pelo aeroporto da Portela que como se sabe foi objecto de obras de ampliação e beneficiação, com base na previsão do aumento do tráfego de passageiros e depois de nele se terem gastos tantos milhões de euros, vai-se construir um novo aeroporto na OTA que curiosamente só em pagamento de indemnizações pelas expropriações vai ficar numa fortuna. E depois não querem estes governantes que continuemos a pensar muito mal deles e da forma como gerem os dinheiros do Estado.
Uma resposta ao comentário final no artigo. As televisões não falam porque, se puxarmos pele memória lembramo-nos que o PS sempre controlou muito bem toda a imprensa. Além disso, a oposição é muito fraca.
.
http://toxicidades.blogspot.com
e falemos dda Casa da Música e da desmultiplicação dos seus custos iniciais... e falameos de todas as obras públicas, já que é disso que se trata afinal...
quando Lobbies mais altos se alevantam (para parafrasear o Xatoo), somos todos nós que nos rebaixamos...
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