domingo, setembro 14, 2008

Konzentrationslager Palestina - Arbeit Macht Frei

Cartoon de Derkaoui Abdellah


Entrevista de Ronnie Kasrils ao The Mail & Guardian, 21/5/2007 no Esquerda.NET

Ronnie Kasrils, ministro de Segurança da África do Sul, esteve recentemente nos territórios ocupados palestinianos:

(...) «O muro da vergonha, a "barreira de segurança", como lhe chamam os israelitas, tem tanto o objectivo de moer o espírito humano como de encerrar os palestinianos em guetos. Como um réptil, [o muro] muda de forma e atravessa terras agrícolas transformada em barreira de aço e arame farpado, com torres de vigia, valas, estradas de patrulha e sistemas de alarme. Vai ter 700 km de comprimento, com uma altura de oito a nove metros, fazendo o Muro de Berlim parecer anão.»

«O objectivo da barreira torna-se mais claro em terreno aberto. O seu percurso corta grandes faixas de terra na Cisjordânia para incorporar em Israel os ilegais colonatos judeus – alguns dos quais são grandes cidades - e anexa mais e mais território palestiniano.» (...)

(...) «Como a Faixa de Gaza, a Cisjordânia é efectivamente uma prisão hermeticamente selada. É chocante descobrir que certas estradas estão barradas aos palestinianos e reservadas aos colonos judeus. Tento em vão recordar algo tão obsceno no apartheid da África do Sul. (...)
.

3 comentários:

Castanheira disse...

Quem com ferro morre, com ferro mata.

Ana Camarra disse...

Faz lembrar..........deixa ver........o Ghetto de Varsóvia!

Uma tristeza.

O pior é que impedem o transito de ambulâncias, entregasc...de bens essesnciais, etc

Por uma questão de principio sou contra o terrorismo, mas quantos inicentes Isarael matou com o apoio da Comunidade Internacional?

cumpts

Zorze disse...

Esperemos assistir à destruição desses muros da vergonha.
A passividade da suposta comunidade internacional, é estranha? Não?

Abraço,
Zorze