domingo, outubro 05, 2008

Jon Stewart - como, em política, se pode dizer tudo e o seu contrário

Jon Stewart, do Daily Show, mostra-nos, com inegável humor, como os analistas políticos podem dizer tudo e o seu contrário, com igual desfaçatez, dependendo da cor que usam na lapela. Neste caso, está na calha a candidata do partido republicano à vice-presidência, Sarah Palin:

Jon Stewart: A escolha da governadora do Alasca, Sarah Palin, como candidata do partido republicano à vice-presidência, está a receber carradas de elogios de pelo menos um analista, cuja cabeça parece um monte de massa de pão crua.

Karl Rove: Ela é populista, é conservadora em termos sociais e económicos, é reformadora, já foi presidente de câmara, se não me engano foi presidente da segunda maior câmara do Alasca, antes de se candidatar a governadora.

Jon Stewart: O Karl Rove está muito impressionado com a experiência da governadora Palin, enquanto presidente da câmara de uma cidade com nove mil habitantes. Suponho que tenha ficado igualmente impressionado no mês passado, quando Tim Kaine, o ex-presidente de Richmond, que tem 200 mil habitantes, que também foi vice-governador e é agora governador da Virgínia, foi falado como possível candidato a "vice" de Barack Obama.

Karl Rove: Ele é governador há três anos, foi presidente da 150º maior cidade da América. Com todo o meu respeito por Richmond na Virgínia, é mais pequena que Chula Vista na Califórnia ou Aurora no Colorado, Mesa ou Gilbert no Arizona ou Henderson no Nevada. Não é uma cidade grande. Portanto, se escolhessem o governador Kaine, isso seria uma escolha claramente política, como que dizendo: a minha principal prioridade não é escolher uma pessoa capaz de ser Presidente dos Estados Unidos...


Vídeo legendado em português (5:53m):

5 comentários:

Zorze disse...

Fica claro, o que os políticos são. À falta de melhor termo, digo "Troca-tintas".
Dizem o que mais lhe convém nas circunstâncias que mais lhes interessam. E isto em todo o mundo.

Abraço,
Zorze

Apache disse...

Entre os 4 candidatos (2 à presidência e 2 à vice-presidência) as minhas preferências vão claramente para a Sarah, 1º é a mais burra e eu estou farto de espertalhões na política, depois é a única que não embarca na propaganda do aquecimento global (não deve perceber nada do assunto mas desta vez está com a razão), terceira e mais importante, é a única a quem não me apetece partir o nariz quando começa a dizer baboseiras fingindo que percebe do assunto, quando muito, apenas rasgar-lhe a roupa :)

Diogo disse...

Zorze, políticos "Troca-tintas", é uma enorme força de expressão. O negócio é mais troca-tachos e reformas muito antecipadas e muito douradas.


Apache, a Sarah Palin embarca apenas no aquecimento local e só quando se lhe rasga a roupa num assomo de paixão política.

Ana Camarra disse...

Diogo

Realmente o homem tem uma cabeça de pão mal cozido….
Ela tem uma cabecita que não lembra ao demónio, só aquela dualidade de caça/a favor da pena de morte/contra aborto por defesa da vida é fantástica….
A gravidez na adolescência é um assunto vasto e extenso mas dizer que é do foro privado só desde que a sociedade não tenha encargos……
Não posso e não devo dizer o que me ocorre.
Regra geral desenvolvem-se em nove meses….mais ou menos!
Realmente podiam falar mais do Obama que já é candidato há mais de duas gravidezes.
Sexistas não, é muito profundo na nossa sociedade, então vamos malhar na Hillary porque é mulher, esconde-se atrás do avental…
Uma dualidade de critérios?!..........NÃO!
Raios, não ajudam mesmo nada!

Beijos

alf disse...

Nos EUA o John Stewart foi premiado pelo seu programa, se fosse cá... hummmm....

Os jornalistas ou os comentadores não dizem coisas que as pessoas não gostem de ouvir. Eles são apenas o espelho de milhões de pessoas.

Quanto a mim, estou como o Apache: a Palin dá-me logo aquecimentos globais... a Alita que me perdõe.