terça-feira, novembro 24, 2009

Enquanto a justiça portuguesa funcionar normalmente, jamais sentiremos o incómodo de assistir à encarceração de um representante eleito

Administração danosa

1 – Quem, infringindo intencionalmente normas de controlo ou regras económicas de uma gestão racional, provocar dano patrimonial importante em unidade económica do sector público ou cooperativo é punido com pena de prisão até cinco anos ou com multa até 600 dias.

2 - A punição não tem lugar se o dano se verificar contra a expectativa fundada do agente.


************************


Miguel Sousa Tavares - Expresso (07/01/2006):

«Todos vimos nas faustosas cerimónias de apresentação dos projectos da Ota e do TGV, [...] os empresários de obras públicas e os banqueiros que irão cobrar um terço dos custos em juros dos empréstimos. Vai chegar para todos e vai custar caro, muito caro, aos restantes portugueses. O grande dinheiro agradece e aproveita

«Lá dentro, no «inner circle» do poder - político, económico, financeiro, há grandes jogadas feitas na sombra, como nas salas reservadas dos casinos. Se olharmos com atenção, veremos que são mais ou menos os mesmos de sempre.»
.

12 comentários:

Anónimo disse...

Diogo,
Você viu ontem aquele programa de entretenimento que dá pelo nome de prós e contras e é apresentado por aquela jornaleira do sistema?
Como diria o outro: – Quando ouço falar em justiça só me apetece sacar da pistola!

;)

O Trigo e o Joio disse...

Quando um pais de poucos recursos com dificuldades de desenvolvimento economico e com um deficit na casa dos 70%, se apressa a fazer negociatas destas, demonstra estar preparado para o suicidio economico-social, com uma assustadora passividade.

Diogo disse...

Anónimo – Vi, vi! O Marinho Pinto e o tipo que estava ao lado dele são perfeitamente execráveis.


O Trigo e o Joio – O que mais me desgosta é que malta com acesso à Internet, e, portanto, com acesso a informação independente do circo mediático, não consiga tirar os antolhos que os jornais e telejornais lhe põem.

xatoo disse...

encarceração rima com satisfação, interiorização e remuneração. Presos já eles estão, num condominio de luxo (e o MST é um dos porteiros): o problema é da malta que está do lado de fora; também querem ser todos presos, mas não conseguem...

um aparte: o défice não é apenas de 70%, oficialmente reconhecem 91% (publicado o Ionline de hoje) mas já há muito que ultrapassa os 100% lá fora na "vida real". De há 2 anos para cá agravou-se 60%
.

Maria João disse...

Não sei, realmente, que mais fundo se possa cair neste desgraçado país.
Já nem consigo estar a ver notícias, prefiro inteirar-me pelos jornais. Sinto um asco que não imagina.
Como varrê-los ???
Aspirá-los, sugá-los, pô-los "a milhas" ?????????
Estão a dar cabo de tudo.
De tudo. Completamente.

Zorze disse...

As várias e cirúrgicas revisões do código penal permitem ainda mais o embaralhamento de processos como; o Face Oculta e o arrastado Casa Pia, entre outros não tão mediáticos.
O lugar comum é não dar em nada, só atoardas para portuga ver e comentar no café.

Quanto ao link do último post, fica sossegado! Fui lá parar indirectamente, via wikipédia.

Abraço,
Zorze

Anónimo disse...

"
O Marinho Pinto e o tipo que estava ao lado dele são perfeitamente execráveis"

Epá não consigo concordar com isso de forma nenhuma. Será que vocês querem é sumários ?? Não é fascismo porque são vocês a sugerir??

Jaasus... PORRA PAH, privacidade é para ser defendida! Esteja o sócras em questão ou esteja a minha ligação à NET em questão. O juiz é quem decide se se pode ou não escutar e se é ou não válido.

Aquilo que podem argumentar é que os deputados (que o fazem para justificar o seu trabalho) fazem leis merdosas impossíveis de cumprir (até pelos próprios juízes). O que nos leva outra vez aos sumários e ao fascismo. E sabendo que as maiorias têm sido PS/PSD, é globalmente da responsabilidade desses senhores o estado fascizoide (deste ponto de vista) a que chegámos. Os juízes actuam como podem e como querem. Naturalmente a separação de poderes obriga a que sejam um corpo independente - e como corpo têm massa e inevitavelmente vão gerar atritos.

Espero que consigam perceber a importância da privacidade na liberdade - mesmo quando em questão está o socras.

(e já agora, essas dos 70-100% do défice são pura demagogia... já aprenderam com os políticos não foi seus malandros: embrulham o pacote com o papel que mais vos faz brilhar).

Diogo disse...

Xatoo – Já que os tribunais são parte do problema, julgo chegada a hora de a população civil começar a ter um papel mais activo na governação e na justiça.


Maria João – Se eles estão a dar cabo de tudo, é necessária uma rápida desratização.


Zorze – O Código Penal está feito com tantas passagens secretas e alçapões que é impossível enfiar um criminoso da «alta» na prisão. Há legisladores e juízes que têm de começar a responder pelos seus actos.


Anónimo – O «Sócras» está metido em tantas que é realmente difícil escolher. O juiz de Aveiro decidiu que as escutas eram válidas. Outros vieram depois dizer que não. O segredo de justiça, no caso dos figurões, não serve para investigar com tranquilidade, mas para esconder dados fulcrais e incriminatórios.

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=si0hk14Xx9M&NR=1&feature=fvwp

Anónimo disse...

Caro Diogo
O código do processo penal, a constituição da república portuguesa estão lá para inglês ver e só para alguns a terem de cumprir.

http://www.correiodamanha.pt/Noticia.aspx?channelid=00000090-0000-0000-0000-000000000090&contentid=40FF38A4-73C0-4EFE-A81B-DB215208CC37

Carlos

Anónimo disse...

Whereas in the speсific conѕistence cοmponent that is eхperiencing hurting is
what helps the retrieval action if the аnnoyance signals organіѕm sent to the аfflictivе oгbіt and increment сirculation, whіch raise the impression of heаlth.
Victіmization Aurаwave to avail сombat turn down indorse nuisance
as cοnsiderablу as the fact that іt's had since its dismissal- as easily as brawn irritation in other extremities.
Here is my blog ; livelylizard.com

Anónimo disse...

When the Freeze Frame details was accessed, it automobile
populated a facts screen. Following a number of seconds the codes will seem on the scanner.



my web blog ... obd ii scan tool