quinta-feira, maio 18, 2006

Nunca, antes ou depois do 11 de Setembro, um edifício alto, com estrutura em aço, entrou em colapso por efeito do fogo.

No princípio do anos 70 o engenheiro chefe de estruturas do World Trade Center, Leslie Robertson, calculou o efeito do impacto de um Boeing 707 nas torres do World Trade Center. O resultado surgiu no New York Times onde se afirmou que o estudo de Robertson provou que as torres podiam suportar o impacto de um Boeing 707 a 950 km/hora. Mal sabia ele que três décadas depois, dois aviões quase idênticos ao Boeing 707, iriam atingir as torres.

A Comissão do 11 de Setembro e o FEMA (Agência Federal para o Tratamento de Emergências)admitiram que os edifícios estavam preparados para o impacto de aviões e que os colapsos se deveram aos incêndios.

No World Trade Center a torre sul colapsou ao fim de 56 minutos de incêndio. A torre norte ao fim de 102 minutos.


































A 13 de Fevereiro de 2005, a Torre Windsor, um dos edifícios emblemáticos de Madrid, com 32 andares e 106 metros de altura, situado no "coração financeiro" da cidade, o Complexo Azca, ficou reduzido a um esqueleto de cimento armado por um incêndio. O incêndio só foi dado como controlado 13 horas depois do seu início e durou ainda mais dois dias. Em suma, o edifício ardeu durante três dia e não colapsou.

O incêndio na Torre Windsor:







22 comentários:

travel advisory disse...

Chico de 19 años asaltado, secuestrado (secuestro express),robado, golpeado en la zona de Azca (Madrid), y finalmente abandonado junto a la Clinica Ruber International

Fragil disse...

O fogo na Torre Windsor em Madrid foi aparentemente causado por um curto-circuito no 21º andar e ninguém se feriu.

Não se sabe como o incêndio se propagou pelo arranha-céu de 106 metros de altura sem que os mecanismos de alarme fossem acionados, o que teria permitido que os trabalhos de extinção do fogo começasse apenas cinco minutos depois do incêndio.

Terá sido alguém a querer demonstrar o absurdo do colapso pelo fogo das torres gémeas de Nova Iorque?

Anónimo disse...

A construção deve ser muito mais sólida em Espanha do que na América. Tal como a democracia.

Margarida disse...

Os arranha-céus em aço suportam muito bem o fogo como se comprovou em Madrid. Então como é que caíram os prédios de Nova Iorque? E o edifício nº 7 que nem sequer foi atingido por nenhum avião? Está tudo muito mal explicado.

desbul disse...

Além da explicação absurda do colapso das torres devido ao incêndio,a própria forma como as torres colapsam em queda livre e verticalmente,piso por piso,sem que estes ofereçam grande resistência,não é plausível o suficiente para me convencer.Se procurarmos na net imagens de edifícios colapsados devido a terramotos,facilmente nos deparamos com prédios que simplesmente tombaram para o lado ou que ruiram parcialmente.E isto por terem perdido os alicerces na base,e não por terem ruído a partir de andares superiores como se passou com as torres gémeas.

grandes dúvidas disse...

O edifício Windsor tinha uma estrutura semelhante às torres gémeas, o fogo começou a 11 andares do topo do edifício, e ardeu a temperaturas à volta de 800º durante mais de dezoito horas. O núcleo do edifício não ardeu.

Vejam o resto da notícia

Sofocleto disse...

«Se procurarmos na net imagens de edifícios colapsados devido a terramotos, facilmente nos deparamos com prédios que simplesmente tombaram para o lado ou que ruíram parcialmente»

Exactamente Desbul. É um colapso impossível. É preciso ser-se muito estúpido e muito mal informado para não ver o óbvio. Que pena que as SICs, as RTPs, a TVI, o Expresso e centenas de outros media não percebam isto. Mas, se calhar, trabalham todos para os mesmos.

Baphomet disse...

A Torre Windsor não colapsou, mas não andou muito longe. E que eu saiba não foi atingida por aviões nem pelo colapso de outras torres ainda maiores. São pormenores, que obviamente para si não interessam nada.


Madrid skyscraper faces collapse
A short circuit was probably to blame for the fire
Sections of a well-known Madrid office building 32 storeys high disintegrated on Sunday morning after a fire raged through the upper floors.
...

BBC Sunday, 13 February, 2005

Baphomet disse...

«Exactamente Desbul. É um colapso impossível.»

Com toda a minha sinceridade digo-lhe que há uma coisa que lhe invejo: é a sua capacidade de ter tantas certezas sobre tanta coisa.

Sofocleto disse...

«A Torre Windsor não colapsou, mas não andou muito longe.»

Excelente, Baphomet, excelente! Depois de arder completamente durante três dias, não colapsou. Se tivesse ardido durante três anos...

Sofocleto disse...

«Com toda a minha sinceridade digo-lhe que há uma coisa que lhe invejo: é a sua capacidade de ter tantas certezas sobre tanta coisa.»

Eu tenho a certeza de uma coisa: a versão oficial do 11 de Setembro está tão mal contada e tem tantos aspectos controversos (todos, na realidade), que é completamente impossível acreditar nela.

desbul disse...

Mas a verdade é que a torre Windsor ardeu completamente desde o topo até ao rés do chão;isso não aconteceu com as torres gémeas que apenas foram afectadas nos pisos superiores,mas acabaram por colapsar desde o topo até ao rés do chão.Apesar de ter sido atingida por aviões isso não explica cabalmente o facto de ter ruído na totalidade,no mínimo ter-se-ia partido ao meio.

Sofocleto disse...

Meu caro Desbul. Há imbecis que engolem qualquer coisa. Só isto explica o êxito do 11 de Setembro. E do 7 de Julho em Londres. E do Bin Laden. E da Al-Qaeda. e do Al-Zarqawi, etc.

O terrorismo (e a guerra contra ele) só é possível graças a à desinformação dos media e aos mentecaptos.

Baphomet disse...

«Só isto explica o êxito do 11 de Setembro. E do 7 de Julho em Londres. E do Bin Laden. E da Al-Qaeda. e do Al-Zarqawi, etc.»

Esqueceu-se do 11 de Março em Madrid.
Diga-me uma coisa, você também é membro da Flat Earth Society ? Daria um excelente membro evangelizador. Sem ofensa, estou apenas a brincar.

PHK disse...

Baphomet és ignorante de ti mesmo ou és pago para isso?
Sem ofensa, estou apenas a brincar.

Sofocleto disse...

«Esqueceu-se do 11 de Março em Madrid»

Não, não me esqueci. Também aí há muita coisa por explicar. Já coloquei alguns posts sobre esse atentado. Mas tenho ainda poucos dados para discuti-lo. Ao contrário do 11 de Setembro.

xatoo disse...

obrigado pelas palavras de incentivo que me deixas nas tuas visitas.

mas, pois é, Sofocleto

as pessoas tb querem é não ter a maçada nem a trabalheira de compreender as coisas - enfim, querem comodidade, alguem que pense por elas.

Eduardo disse...

In the meantime, the biggest "show" on earth created by the engendered collapse of the WTC and the other diversionary events of September 11, 2001 - all of them cleverly positioned to instill in the American population and by extension all the simpler minded people around the globe an intense and permanent state of mortal fear - is today in full swing at the so-called Senate Intelligence Committee hearings on the confirmation of General Michael Hayden (the snooper-in-chief) as director of the CIA. What a spectacle and what a farce, whose only use is to convince a deeply lethargic US population and the world at large that "democracy" is alive and well and that its instruments of checks and balances are still functioning, as to erase some people's fears that fascism is definitely being encroached in America! Right in front of their eyes and under the glare of the instantly produced electronic means of communication. CNN is transmitting the pathetic whole SHOW in direct including strategically placed comments by the glorified legion of "expert" commentators. Who can honestly say, but we didn't know, or everything was conducted according to the rules!

Baphomet disse...

«Não, não me esqueci. Também aí há muita coisa por explicar.» (11 de Março)

Ufff, se não fosse assim ficaria mesmo preocupado.

Sofocleto disse...

xatoo,

«as pessoas tb querem é não ter a maçada nem a trabalheira de compreender as coisas»

Concordo contigo. Mas dantes, julgava que os blogs eram como ilhas isoladas, sem contacto uns com os outros.

Hoje, penso que cada blog é um círculo que em parte se sobrepõe a outros círculos. Desta forma, a informação vai passando de uns para outros. Lentamente, mas vai.

E cada vez há mais gente ligada à internet.

Sofocleto disse...

«Ufff, se não fosse assim ficaria mesmo preocupado.»

Baphomet,

O que é que é aqui tão difícil de compreender? Tens acesso à internet. Tens acesso aos blogs. Tens acesso à informação que não passa nos media. Não te parece que o 11 de Setembro está mal contado? Repara que não existe nenhum ponto desta história que não seja controversa. Se ainda fosse uma coisa ou outra, tudo bem. Mas todas?

Anónimo disse...

francisco gonzalez.....Suertudo ?