segunda-feira, junho 12, 2006

Democracia Europeia versus «Democracia Americana»

Neste vídeo imperdível, Jon Stewart do Daily Show mostra-nos como os debates podem ser radicalmente diferentes na Inglaterra de Blair e na «controlada» América de Bush.

Num debate em Inglaterra uma espectadora ataca Blair: "pode não ter sido fraudulento, mas foi negligente e devia retirar-se."

Num debate nos Estados Unidos uma espectadora ataca Bush: "estou muito feliz que seja o meu presidente."


Vídeo - 4:00m

12 comentários:

Anónimo disse...

O John Steart é impagável. É um fartote de riso. O vídeo mostra bem a que ponto chegou a «democracia» nos Estados Unidos.

Anónimo disse...

O vídeo é muito engraçado mas a democracia americana continua a funcionar muito bem. Em que país da Europa há programas como este a brincar desta forma com o presidente ou o primeiro ministro?

Motim disse...

Bem apanhado. Os EUA têm o Jon Stewart, e a Inglaterra tem cidadãos indignados e jornalistas a fazerem perguntas incómodas directamente ao seu primeiro-ministro.

E nós o que temos?

Anónimo disse...

É estranho o Sofocleto ter que recorrer tantas vezes a um humorista. Deve ser um sinal dos tempos. Por falar nisso, já ouviram falar de Pallywood ?

Aonde está a mentira ?
Aqui, na Pallywood:
http://www.youtube.com/watch?v=t_B1H-1opys
(video)

Diogo disse...

Não percebo a estranheza. O programa de Jon Stewart é dos poucos que nos dá alguma informação real acerca das "subtilezas" do mundo neoconservador que tomou conta da América. A Reuters, a CNN, A SIC, a RTP, o Expresso ou o Público só nos dão merda. Que você parece engolir com gosto.

Vi o documentário «Pallywood» e achei engraçada uma coisa. Para cada situação que era encenada e filmada pelo pseudo-repórter, havia sempre outra câmara a filmar a encenação. Portanto, pergunta bem: onde está a mentira? Os palestinianos são mentirosos ou querem que pareçam mentirosos?

Anónimo disse...

«Portanto, pergunta bem: onde está a mentira? Os palestinianos são mentirosos ou querem que pareçam mentirosos?»

Caro Sofocleto, o problema mesmo é que hoje vivemos num mundo de mentiras. Eu sei que há muita gente que ganha com as guerras, eu sei que há muitos falcões americanos que ganham fortunas com a guerra do Iraque. Mas é muito importante que neste assunto você perceber que há mentira em todo o lado. Nos EUA a coisa vai resolver-se nas próximas eleições, mas quem ganha dinheiro com tudo isto vao continuar a ganhar, com ou sem Bush. E quando presonifica esta sua "cruzada" contra os americanos está a cometer um grande erro. O mundo sempre foi assim, há poucos anos os franceses e os russos vendiam armas ao Sadam, hoje os espanhois vendem armas ao Chavez, os chineses vendem armas ao Irão, e por aí fora.

augustoM disse...

Quem se atreve a dizer, que os coitadinhos dos americanos estão inocentes, não têm nada a haver com a política do seu presidente,deve andar muito distraído, ou pertence a alguma seita religiosa americana agora tão em voga em Portugal.
Um abraço. Augusto

Anónimo disse...

«Quem se atreve a dizer, que os coitadinhos dos americanos estão inocentes»

Está equivocado. Eu não disse nada disso, o que eu disse é que em lado nenhum havia inocentes. O video «Pallywood» é apenas um exemplo em muitos outros. Hoje em dia há uma enorme dose de encenação em tudo a que assistimos. E o que eu queria dizer é que todos temos que estar preparados para isso. Não é um problema de americanos, europeus, de direita ou de esquerda.

Diogo disse...

Meu caro anonymous, você tem uma certa razão – há muita gente a mentir. Mas há os que mentem para atacar, para roubar e para matar e há os que mentem para salvar a pele. Não os podemos meter todos no mesmo saco.

Os donos do complexo militar-industrial norte-americano tomaram conta do poder na América. Todos os tipos do governo americano são testas de ferro do complexo militar-industrial e das petrolíferas (pode comprovar na Internet). Nada se vai resolver nas próximas eleições porque os dois partidos (republicano e democrata) são as duas cabeças de um mesmo corpo. Estão os dois no bolso dos oligarcas americanos. E eu, e muitos outros, não queremos que eles continuem a roubar e a matar. Por isso tentamos desmontar-lhes as jogadas e as mentiras. Queremos que todos saibam quem eles são e o que querem.

Anónimo disse...

Stewart possui um humor excepcional. Este vídeo mostra-nos bem como vai a democracia na América: controlada e encenada. Os debates nao passam de fraudes combinadas. É uma vergonha.

Anónimo disse...

É fácil brincar com um presidente que está vulnerabilizado pela guerra do Iraque, que não está a correr bem, e pela economia que ainda não recuperou. Mas é um dos poucos que pode ter mão no exacerbar dos ódios islâmicos. Não devemos esquecer que esta é uma das maiores ameaças à civilização ocidental.

Diogo disse...

«Não devemos esquecer que esta é uma das maiores ameaças à civilização ocidental»

Tens toda a razão anonymous! Com «esta» queres dizer: «esta presidência americana», não é verdade?