terça-feira, junho 14, 2005

A globalização tal como eu gostaria que fosse

Cristovam Buarque foi governador do Distrito Federal (PT) e reitor da Universidade de Brasília (UnB), nos anos 90. Dá palestras e é humanista respeitado mundialmente.

- Internacionalização da Amazónia –



O texto está em Português - Brasileiro

Durante um debate ocorrido no mês de Novembro/2000, numa Universidade, nos Estados Unidos, o ex-governador do Distrito Federal, Cristovam Buarque (PT), foi questionado sobre o que pensava da internacionalização da Amazónia. O jovem introduziu sua pergunta dizendo que esperava a resposta de um humanista e não de um brasileiro. Segundo Cristovam, foi a primeira vez que um crítico determinou a óptica humanista como o ponto de partida para a sua resposta:

"De facto, como brasileiro eu simplesmente falaria contra a internacionalização da Amazónia. Por mais que nossos governos não tenham o devido cuidado com esse património, ele é nosso. Como humanista, sentindo e risco da degradação ambiental que sofre a Amazónia, posso imaginar a sua internacionalização, como também de tudo o mais que tem importância para a Humanidade. Se a Amazónia, sob uma óptica humanista, deve ser internacionalizada, internacionalizemos também as reservas de petróleo do mundo inteiro. O petróleo é tão importante para o bem-estar da humanidade quanto a Amazónia para o nosso futuro. Apesar disso, os donos das reservas sentem-se no direito de aumentar ou diminuir a extracção de petróleo e subir ou não o seu preço. Da mesma forma, o capital financeiro dos países ricos deveria ser internacionalizado

Se a Amazónia é uma reserva para todos os seres humanos, ela não pode ser queimada pela vontade de um dono, ou de um país. Queimar a Amazónia é tão grave quanto o desemprego provocado pelas decisões arbitrárias dos especuladores globais. Não podemos deixar que as reservas financeiras sirvam para queimar países inteiros na volúpia da especulação. Antes mesmo da Amazónia, eu gostaria de ver a internacionalização de todos os grandes museus do mundo. O Louvre não deve pertencer apenas à França. Cada museu do mundo é guardião das mais belas peças produzidas pelo génio humano. Não se pode deixar esse património cultural, como o património natural amazónico, seja manipulado e destruído pelo gosto de um proprietário ou de um país.

Não faz muito, um milionário japonês, decidiu enterrar com ele um quadro de um grande mestre. Antes disso, aquele quadro deveria ter sido internacionalizado. Durante este encontro, as Nações Unidas estão realizando o Fórum do Milénio, mas alguns presidentes de países tiveram dificuldades em comparecer por constrangimentos na fronteira dos EUA. Por isso, eu acho que Nova Iorque, como sede das Nações Unidas, deve ser internacionalizada. Pelo menos Manhattan deveria pertencer a toda a Humanidade. Assim como Paris, Veneza, Roma, Londres, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, cada cidade, com sua beleza específica, sua história do mundo, deveriam pertencer ao mundo inteiro.

Se os EUA querem internacionalizar a Amazónia, pelo risco de deixá-la nas mãos de brasileiros, internacionalizemos todos os arsenais nucleares dos EUA. Até porque eles já demonstraram que são capazes de usar essas armas, provocando uma destruição milhares de vezes maior do que as lamentáveis queimadas feitas nas florestas do Brasil. Nos seus debates, os actuais candidatos à presidência dos EUA têm defendido a ideia de internacionalizar as reservas florestais do mundo em troca da dívida.

Comecemos usando essa dívida para garantir que cada criança do mundo tenha possibilidade de ir à escola. Internacionalizemos as crianças tratando-as, todas elas, não importando o país onde nasceram, como património que merece cuidados do mundo inteiro. Ainda mais do que merece a Amazónia. Quando os dirigentes tratarem as crianças pobres do mundo como um património da Humanidade, eles não deixarão que elas trabalhem quando deveriam estudar; que morram quando deveriam viver. Como humanista, aceito defender a internacionalização do mundo. Mas, enquanto o mundo me tratar como brasileiro, lutarei para que a Amazónia seja nossa. Só nossa."

Comentário:
Infelizmente Cristovam Buarque, a Amazónia pertence crescentemente a madeireiros, proprietários de áreas de cultivo e donos de empreendimentos turísticos, tanto brasileiros como de outras nacionalidades. A Amazónia já não só “nossa”. É cada vez mais, só “deles”.

11 comentários:

marujo disse...

a declaração de Buarque ficou famosa e este texto já há muito que corre na net. é de um lirismo tremendo... jamais acontecerá algo parecido, que seja. mas os brasileiros correm sérios riscos de ficarem sem a selva. a tentação é velha... lembro-me de ouvir Collor de Melo mandar os senadores americanos apanhar no cú por causa dessa ideia de "internacionalizar" a Amazónia... já lá vão quase 20 anos. na altura pensei que o gajo estava cheio de coca... estava! mas também tinha razão.

Ðon disse...

Acredito que seja um tremendo erro internacionalizar a amazonia, pois o mundo ainda naum está pronto pra ser um governo mundial, o mundo é como a áfrica, cada tribo olha pro seu rabo, e briga pra ter o que quer, mesmo que seja às custas dos mais fracos!

Anónimo disse...

Enjoyed a lot! Play+black+jack+for+free kentucky commercial auto insurance boots hiking bontril online Cheap delta faucet hoover cd950 dishwasher four card keno igt winning odds Ck insurance jacksonville commercial In man naked sauna fat chicks

Anónimo disse...

What a great site http://www.cumshot-movies.info/model-62-winchester.html insurance for business cosmetic surgery columbus ohio beetle club volkswagen 22vw 2d accessory auto part performance vw Vw bug parts chico california Nebraska business insurance volkswagen transaxel http://www.picture-of-a-flat-tire.info/1999vwpassatuserguide.html l-glutamine allergic reaction King koil twin mattress volkswagen dealership in new hampshire http://www.tamiflu-for-sale-in-hawaii.info/changing-timing-belt-for-1998-vw-beetle-diesel.html 1997 nissan 200sx turbo French interior decoration

Anónimo disse...

What a great site »

Anónimo disse...

Best regards from NY! h26r custom cabinets Free online chipaway game dodge neon turbos American society of plastic and reconstructive surgeons san diego cosmetic dentistry Moonstone holding in the center ring Herbal viagra uk blue Booty black sex ho galleries Will ambien show up in a urine test London free term insurance quotes Www.john hancock life ins diet pill Supplement flat rate Jenna jameson tera patrick Ensenada baja califoria realestate

lary disse...

Affz naum intendii nadaH nuss eu tenho q entregar amanha o trabalho alguem me ajudaH meu orkut lah_namolado@amor.com

Anónimo disse...

lesbian anime comics lesbian anal spurt brunette lesbians fucking a blonde androgynous lesbian dating in europe hott lesbian twins black lesbian grannies ariel lesbian scene

estetik disse...

Muito bom site. Graças aos esforços do passado.

algevis disse...

I would recommend this site for a breast reduction surgery.

Saç Ekimi Öncesi Sonrası
Saç Ekimi Doktoru
Saç Ekim

algevis disse...

Site's character and a great color match .. memeestetigiI will recommend your site to the other platforms.Sacekimi