segunda-feira, junho 20, 2005

Juízes apertam o cinto

TVI – 4 de Junho de 2005



Os juízes do Tribunal Constitucional têm agora novos carros e a factura, bem gorda, foi paga com dinheiros públicos. Foi o antigo presidente do Tribunal Constitucional quem decidiu substituir a frota do Peugeot 406 HDI. O negócio foi concretizado através da central de compras do Estado.

Para satisfazer o estatuto deste órgão de soberania, foram comprados 13 modernos BMW de alta cilindrada. Com esta aquisição substitui-se a frota antiga na estrada desde 1998. No total, gastaram-se 484 mil euros nos novos carros.

O juiz presidente, Artur Maurício, teve direito a um BMW 730. Ao vice-presidente do Tribunal Constitucional foi-lhe atribuído o 530 D e aos restantes onze juízes foi entregue a série 3 da mesma versão.

O Tribunal Constitucional tem autonomia administrativa e financeira. É financiado através do orçamento de Estado, mas também pelas receitas próprias, conseguidas através das taxas processuais.



Comentário:
Dada a alta cilindrada destes automóveis, bem como as elevadas velocidades que podem atingir, sugere-se que os juízes do Tribunal Constitucional apertem bem o cinto quando se fazem à estrada, no corajoso combate diário à iniquidade e à injustiça.

Quanto aos injustiçados deste país, devem prestar mais atenção nas passadeiras, não vá acontecer serem atropelados por uma magistratura mais célere.

Sem comentários: