15 de Junho de 2005
Os Estados Unidos interditam o Paquistão de escolher os seus parceiros económicos
Os Estados Unidos ameaçaram o Paquistão de severas sanções económicas se o projecto de um pipeline Irão-Paquistão-Índia, pensado desde 1994, for tornado reakidade. Este projecto deveria permitir o fornecimento à Índia de gás iraniano e de selar a reaproximação entre Nova Deli e Islamabad, sessenta anos depois da partição do Império das Índias.
Entretanto, Washington não se interessa com os interesses autóctones e só se preocupa com os seus próprios objectivos estratégicos: explorar os hidrocarbonetos do Cáspio e isolar o Irão e a Rússia. Como resultado, a secretária de estado Condoleezza Rice (ex-administradora da Chevron-Texaco), chamou à ordem o seu homólogo paquistanês, Mahmood Kasuri. Ela lembrou-lhe que a Casa Branca considera prioritário o projecto UNOCAL, um pipeline que passa pelo Afeganistão.
Em 2001, os Estados Unidos e o Reino Unido usaram o pretexto do 11 do Setembro para invadir o Afeganistão e colocar lá um quadro da UNOCAL, Hamid Karzai, donde o primeiro acto oficial foi o de assinar um tratado para a construção do pipeline.
Comentário:
Condoleezza Rice avisou o seu homólogo paquistanês, Mahmood Kasuri, de que se o projecto do pipeline Irão-Paquistão-Índia for para a frente, ela dá-lhe o arroz. E o apelido da madama não deixa grande margem para dúvidas! O sorriso amarelo de Mahmood é prova disso.
1 comentário:
What a great site Presidents day travel Education license plate frames platinum wedding jewelry Cheap+car+rentals Valtrex caplets vacuum cleaner at shopping.com Twilight blue infiniti Scientific cures for asthma Cancer facilities of south jersey tooth license plate frames Fall email stationery Antidepressent medication anti depressent information how long do rebuilt mercedes transmissions last Seroquel+insomnia
Enviar um comentário