segunda-feira, junho 20, 2005

Rice de ca(bi)dela pode dar amargos de boca

15 de Junho de 2005

Os Estados Unidos interditam o Paquistão de escolher os seus parceiros económicos

Os Estados Unidos ameaçaram o Paquistão de severas sanções económicas se o projecto de um pipeline Irão-Paquistão-Índia, pensado desde 1994, for tornado reakidade. Este projecto deveria permitir o fornecimento à Índia de gás iraniano e de selar a reaproximação entre Nova Deli e Islamabad, sessenta anos depois da partição do Império das Índias.

Entretanto, Washington não se interessa com os interesses autóctones e só se preocupa com os seus próprios objectivos estratégicos: explorar os hidrocarbonetos do Cáspio e isolar o Irão e a Rússia. Como resultado, a secretária de estado Condoleezza Rice (ex-administradora da Chevron-Texaco), chamou à ordem o seu homólogo paquistanês, Mahmood Kasuri. Ela lembrou-lhe que a Casa Branca considera prioritário o projecto UNOCAL, um pipeline que passa pelo Afeganistão.

Em 2001, os Estados Unidos e o Reino Unido usaram o pretexto do 11 do Setembro para invadir o Afeganistão e colocar lá um quadro da UNOCAL, Hamid Karzai, donde o primeiro acto oficial foi o de assinar um tratado para a construção do pipeline.


Comentário:



Condoleezza Rice avisou o seu homólogo paquistanês, Mahmood Kasuri, de que se o projecto do pipeline Irão-Paquistão-Índia for para a frente, ela dá-lhe o arroz. E o apelido da madama não deixa grande margem para dúvidas! O sorriso amarelo de Mahmood é prova disso.