terça-feira, julho 26, 2005

Mossad, a "nova" aquisição da «Al-Qaeda»


Artigo em "A Capital" – 26 de Julho de 2005, assinado por Gonçalo Motta.

"Secreta israelita sob suspeita"

A hipótese de os serviços secretos israelitas estarem envolvidos nos atentados de 6ª feira está a ganhar peso junto dos especialistas em segurança egípcios

As autoridades egípcias lançaram-se numa investigação frenética depois dos ataques na passada 6ª feira terem vitimado 88 pessoas e ferido 200 no dia em que se celebrava o 53º aniversário da independência do Egipto.

Segundo peritos em segurança e alguns analistas políticos locais, existe a hipótese de os serviços secretos de Israel, a Mossad, estar envolvida nos atentados. Responsáveis egípcios afirmam que pelo menos uma das viaturas utilizadas no atentado de 6ª feira tinha matrícula israelita, proveniente de Taba, na fronteira com Israel, na península do Sinai.

Estas alegações são consubstanciadas pela suspeita de este atentado em Sharm el-Sheik estar relacionado com o atentado em Taba, em Outubro de 2004. Segundo um general egípcio na reserva, Fuad Allam, o ataque em Taba, que vitimou 34 pessoas, foi levado a cabo por um palestiniano "aparentemente ligado às forças de segurança israelitas".

Esta opinião é partilhada pelo analista político, Dia Rashwan, que afirma: "Estamos a dar demasiada importância à al-Qaeda. O que se passou aqui nega a possibilidade de os ataques terem sido efectuados por elementos vulgares. Esta é a obra de um elemento extraordinário que beneficia com tais ataques. Todos os detalhes disponíveis até ao momento indicam que apenas os israelitas poderiam ter feito isto".


Estas alegações abrem novas perspectivas para os investigadores egípcios, que, desde sábado passado, buscam provas por entre os destroços das explosões de 6ª feira, na baía de Naaram. (...)



Comentário:

Ninguém me tira da cabeça que foi a Al-Qaeda a responsável pelo atentado de Sharm el-Sheik, no Egipto, que vitimou 88 pessoas.

Agora, se a Mossad é parte integrante da Al-Qaeda, isso é outra história.

O importante é que o «Choque de Civilizações», de Samuel Huntington, suba a um novo patamar de violência.

5 comentários:

francis disse...

Já nada me espanta. Li o comentário que me deixaste com muita atenção e fiquei intrigado. Gostaria de saber mais sobre o assunto.
Um abraço.

A.Mello-Alter disse...

Provavelmente fomos buscá-lo no mesmo sítio.

Jó Carvalho disse...

Só quem vê o mundo pintado com as cores do arco-íris acredita que tudo são ingenuidades e ideologias.
Viva o petróleo :)

Joao Morais disse...

não nos podemos esquecer que depois da queda da cortina de ferro muitos serviços secretos ficarm com "pouco serviço".
será que estão a arranjar novos inimigos e ameaças para manter os os serviços de informação a funcionar?

Anónimo disse...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! evista 22 hotmail http://www.pilatesexerciseball.info/basicpilatesmoves.html 1976 oldsmobile 98 regency Bracelet breast cancer plastic car cover Chrysler ls300 Used alienware laptops car seat covers for Samaritan divorce law pocket pc barcode scanners Redundent web hosting Car seat cover terry cotton side affects of topamax interiors accessories dragon car seat covers Mexican pharmacy provigil perfect food bmw car cover