terça-feira, junho 07, 2005

Suicida à força

Imad Khadduri, 11 de Maio de 2005:

"Combater o terrorismo" causando-o.


"Há poucos dias atrás, num check point, militares americanos confiscaram a carta de condução a um motorista e disseram-lhe para se apresentar num campo militar americano próximo do aeroporto de Bagdad para interrogatório e a fim de recuperar a sua licença. No dia seguinte o condutor visitou aquele campo e foi-lhe permitido entrar com o seu carro. Foi levado para uma sala para um interrogatório que durou hora e meia. No fim da sessão, o inquiridor americano disse-lhe:

- "OK, não há nada contra si, mas você sabe que o Iraque agora é um país soberano e trata dos seus próprios assuntos. Portanto, enviámos os seus papeis e a carta para a esquadra de polícia de al-Kadhimia para processamento. Naquela esquadra pergunte pelo Tenente Hussain Mohammed que está à sua espera. Vá para lá agora, rapidamente, antes de ele acabar o seu turno de trabalho".

O condutor saiu apressado, mas a seguir ficou alarmado com a sensação de que o seu carro se comportava como se estivesse a transportar uma carga pesada, e ficou também com suspeitas em relação a um helicóptero em voo baixo que se mantinha a pairar sobre ele, como se o perseguisse. Ele parou o carro e inspeccionou-o cuidadosamente. Encontrou cerca de 100 quilos de explosivos escondidos no assento de trás e nas duas portas traseiras.

A única explicação possível para este incidente é que na verdade o carro fora armadilhado pelos americanos e destinava-se ao distrito xiita de al-Khadimiya, em Bagdad. O helicóptero estava a monitorizar o seu movimento e a testemunhar o previsto "odioso ataque por elementos estrangeiros".

O mesmo cenário repetiu-se em Mossul, no norte do Iraque. Foi confiscado um carro, juntamente com a carta do condutor. Ele apresentou queixa acerca do assunto e finalmente reclamou o seu carro, mas foi-lhe dito para ir a uma esquadra de polícia a fim de obter a sua carta. Felizmente para ele, o carro avariou-se no caminho para a esquadra. O mecânico que inspeccionou o carro descobriu que o pneu sobressalente estava completamente cheio de explosivos.



Comentário:
Há avarias que vêm por bem. De qualquer forma, parece provado que no Iraque, quando se pega num automóvel, além de verificar o nível do óleo, da água e a pressão dos pneus, convém examinar minuciosamente toda a carroçaria. Não vá acontecer nenhuma insurgência.