quarta-feira, fevereiro 09, 2005

O diabo do Portas!

Os portugueses, por congénita falta de imaginação, têm, por hábito, o péssimo defeito de imitar tudo o que vem de fora, anedotas inclusive. Pior ainda, distorcem-lhe o sentido e retiram-lhe a piada. Por exemplo, muitos de vós já devem conhecer esta anedota, com origem nas ruas de Bassorá:

George W. Bush tem uma crise cardíaca e morre.

Quando chega ao Inferno, o Diabo, que não o aguardava tão cedo, diz-lhe:
- Que aborrecimento! Neste momento estamos repletos. No entanto, o seu lugar é aqui. Vou ter de mandar alguém para o Purgatório para lhe arranjar uma vaga. Por deferência com o seu pai, vou-lhe dar a oportunidade de escolher a pessoa que você vai substituir!

O Diabo abre uma primeira porta.
Lá dentro está Harry Truman, responsável pelo lançamento das bombas atómicas sobre Hiroxima e Nagasaki. O antigo presidente está amarrado e a ser açoitado com um chicote por três diabinhos.

Bush disse:
- Aqui não! Tenho um problema na coluna.

O Diabo abre outra porta.
Lá dentro está Richard Nixon, responsável pela morte de três milhões de vietnamitas e de cinquenta mil soldados americanos. O ex-presidente está a ser sodomizado com o cabo de uma forquilha em brasa.

- Aqui também não! Sofro dos intestinos.

O Diabo abre uma terceira porta.
Lá dentro está Bill Clinton, principal responsável pelas atrocidades cometidas na Bósnia, no Kosovo e na Macedónia. Está deitado com os pés e as mãos amarrados à cama. Debruçada sobre ele, Monica Lewinski faz-lhe sexo oral.

Bush olha para aquela cena e exclama:
OK, fico com esse castigo!

O Diabo sorri e diz:
- Parabéns Mónica! Podes ir para o Purgatório!



Como seria de esperar, os nossos conterrâneos nacionalizaram a anedota. Esta é a versão parola que ouvi há dias no Cacém:


Paulo Portas morre com uma infecção urinária.

Quando chega ao Inferno, O Diabo, que não o aguardava tão cedo, diz-lhe:
- Que aborrecimento! Neste momento estamos repletos. No entanto, o seu lugar é aqui. Vou ter de mandar alguém para o Purgatório para lhe arranjar uma vaga. Para fazer pirraça ao seu irmão, vou-lhe dar a oportunidade de escolher a pessoa que você vai substituir!

O Diabo abre uma primeira porta.
Lá dentro está o Marquês de Pombal, responsável pela morte dos Távoras e pela perseguição aos Jesuítas. O Marquês está amarrado e a ser açoitado com um chicote por três diabinhos.

Portas, com um brilho nos olhos, nada diz.

O Diabo, intrigado, abre outra porta.
Lá dentro está Salazar, responsável pela PIDE e pela guerra colonial. O ex-ditador está a ser sodomizado com o cabo de uma forquilha em brasa.

Portas, com um rubor nas faces, continua silencioso.

O Diabo, perplexo, abre uma terceira porta.
Lá dentro, (este parágrafo não foi traduzido), está Bill Clinton, principal responsável pelas atrocidades cometidas na Bósnia, no Kosovo e na Macedónia. Está deitado com os pés e as mãos amarrados à cama. Debruçada sobre ele, Monica Lewinski faz-lhe sexo oral

Portas olha para aquela cena e exclama:
- OK, fico com esse castigo!

O Diabo sorri e diz:
- Parabéns Mónica! Podes ir para o Purgatório!

Portas sorri, também.