domingo, fevereiro 13, 2005

Palhaços em Hollywood

Na edição de 12-2-2005 do Expresso, João Pereira Coutinho, notável colunista desse semanário, critica asperamente as estrelas, de hoje, de Hollywood:

“[...] e todos os dias lá temos um comediante qualquer a criticar Bush, a pedir dinheiro para África ou a dissertar na ONU. Culpa de quem? Nossa, rapazes, só nossa: quem alimenta o circo com respeito, acaba por ver os palhaços a tomar conta do trapézio.”


Meu caro João Pereira, há muitos tipos de circo e muitos géneros de palhaços. Há palhaços que são aplaudidos e palhaços que são criticados. Há palhaços a pedir dinheiro para África e palhaços a sacar recursos naturais de lá. Há palhaços a dissertar na ONU e palhaços que não lhe passam cartucho. Há palhaços para todos os gostos e comediantes para todas as sensibilidades.

Estou convicto, João Pereira, que as fantochadas que nos fazem sorrir, são de natureza muito diferente. A espécie humana reage ao humor de forma distinta. Depende da chalaça. Quando esta se torna demasiado agressiva, há pessoas que reagem mal. Não gostam de ser gozados para lá de determinado ponto. E se for grande, o grupo dos que se sentirem humilhados, o comediante poderá ver-se em apertos. Falta de sentido de humor ou susceptibilidade em demasia, dirá o João. Ou uma piada de muito mau gosto, acrescento eu.

Por outro lado, os palhaços, por muita desenvoltura que possam aparentar, não são, por norma, bons trapezistas. Se abusarem das piruetas, lá em cima, pode acontecer que venham bater com os cornos, cá em baixo.

Um, a quem isso sucedeu, tinha uma encantadora casa de campo, em Berchtesgaden se não estou em erro. Tinha, também, um pequeno bigode preto e rectangular.

2 comentários:

Anónimo disse...

Wonderful and informative web site.I used information from that site its great.
» »

Anónimo disse...

Where did you find it? Interesting read » » »