sexta-feira, fevereiro 04, 2005

Teresa e Isaltino em versão moderna de "Romeu e Julieta"

Isaltino Morais já anunciou a sua candidatura "irreversível" à Câmara Municipal de Oeiras.Tem dito que não está satisfeito com o trabalho da actual presidente, Teresa Zambujo, que também pertence ao seu PSD e o substituiu quando o Governo o chamou. Ambos estão convencidos que o PSD os apoiará, mas Isaltino já fez saber que avançará mesmo contra o partido porque ainda não completou a sua obra e porque todos lhe pedem para voltar, inclusivé os apoiantes dos outros partidos.
Isaltino tem um passado de grande dedicação à Causa Pública. Quando veio, num espadalhão, de Trás-os-Montes para Lisboa, onde era conhecido pelo "menino Tino", estava bem na vida. Tinha herdado uma série de propriedades, por isso sempre foi desprendido do dinheiro. Abraçou Oeiras por amor e os inimigos nunca lhe perdoaram por isso. O sobrinho, taxista na Suiça, bem o alertou : "Tio Tino deixe essas chatices que só lhe levam o tempo e o dinheiro e venha para aqui. Olhe o "Chouriço", um amigo meu também taxista, vai deixar o táxi porque comprou uma vivenda e um iate em Itália e quer gozar a vida. O tio podia ficar-lhe com o táxi e daqui por um mês, como é poupadinho, já podia comprar um duplex na Amadora".
Mas fazer o bem público já lhe estava na massa do sangue e não ligou. Vieram as dificuldades financeiras. Cada vez que geminava Oeiras com outro Concelho do lado de lá do mundo, gastava uma pipa de massa em viagens e alimentação. Sempre que podia lá ia comer uma bifana a uma tasca, mas nem sempre isso era possível porque podia parecer mal.
Agora quer voltar "para Oeiras deixar de marcar passo". Se ganhar já sabe os sacrifícios que o esperam mas mesmo assim não se intimida porque se há coisa que o assusta é que possam ir para lá outros menos escrupulosos que lhe estraguem a obra feita.