sexta-feira, fevereiro 25, 2005

O Howard Hughes do Catolicismo


Tudo o que é excessivamente mediático me causa uma certa irritação e também, quase sempre, enorme desconfiança, mesmo tendo esse mediatismo uma dimensão "humanitária" ou solidária. Ramos Horta, Sting ou Bono, Princesa Diana e Madre Teresa de Calcutá são personagens que me despertam alguma repulsa, na medida em que têm sido acarinhadas de forma exacerbada. Karol Wojtyla, o sumo pontífice da ICAR (eheheh), não é excepção. Provavelmente, grande parte da culpa de isto ser assim nem sequer é dele. Os meios de comunicação são todos, ou quase todos, formados por gestores engenhosos que reconhecem, na maioria das vezes, a melhor forma de lucrar com a sua actividade. No entanto, quando João Paulo II era ainda projecto de Papa, apenas aspirando a essa condição, sabia bem que essa sua "actividade" de líder espiritual iria ter grande repercussão na vida pública internacional, e assim, se o seu objectivo era mesmo seguir as pisadas de Cristo e envagelizar os infiéis e converter outros, digamos que não escolheu o melhor meio de o fazer. A hierarquia eclesiástica cristã é, claramente, a primeira questão discutível quando se fala da legitimidade do catolicismo. Somos todos irmãos, mas há uns mais irmãos que outros, que é como quem diz, há uns que usam anéis de ouro e têm equipas de dezenas de médicos a trabalharem para o seu bem-estar sempre que têm a saúde ameaçada.


Fico indignada quando leio, em órgãos de comunicação social, títulos no género de «Papa Já respira sem ajuda». Ora, se os papas o fossem por direito hereditário, decerto teríamos títulos do estilo «Papa Júnior já sabe andar» ou «Papinha já sabe cortar o bife com a faca de serrilha». Felizmente, os papas são todos solteiros e só têm filhos clandestinos; de outro modo, seríamos assolados por um imenso tédio, como o sentido por aquele indivíduo numa publicidade televisiva da PT, na qual um casal havia fotografado com a câmara do telefone fixo, os 900 passos do seu Joãozinho e os mostrava a esse senhor, que adormecia à medida que os passos apareciam. Para uma comparação menos popularucha, digamos que, se tal acontecesse, toda a gente desejaria, em vez de ler notícias sobre o Papado e o Papadinho, ver filmes do Manoel de Oliveira.


Com tal aproveitamento da figura do chefe da ICAR, também não me admira que a TVI se lembre de criar um reality show para apurar a figura que irá substituir João Paulo II, assim que ele morrer. Como responderia Paulo Portas a estas afirmações se fosse presidente da TVI: "Dignidade?! Nós queremos é audiências!".


Enfim... até no catolicismo temos Howards Hughes!

4 comentários:

Anónimo disse...

Segundo o último relatório em conjunto, promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Unicef (Fundo da ONU para as Crianças), divulgado nesta sexta-feira no Dia Mundial da Malária, mais de 3 mil crianças africanas morrem por dia em decorrência da doença.

O estudo afirma que 90% das mortes são registradas na África subsaariana e que a maioria delas é de crianças com menos de cinco anos.

Quando penso que os media só falam da saúde do Sumo Pontífice, um velhote de 90 anos, dá-me vontade de vomitar!

Anónimo disse...

Looking for information and found it at this great site... http://www.boots-2.info/Vicodin_from_mexico.html Volkswagen technical site dishwashers default code f1 fix san diego Farm insurance state0a chemical make up of depakote Free monopoly slot Parts turbo kenny bell buick ben hur moving company Charting craps Clomid women ovulating Agonist buspirone on behavior and flip top convertible dinette tables Cypress coast mazda Divorce reason statistics http://www.wheelchair0.info/Clomid.html Best european culinary schools business health ca insurance small

Anónimo disse...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. Jogging millville delaware Remote management training courses marketing your kitchen remodeling company http://www.order-phentermine-online-4.info/meridia-weight-loss-drugpg2.html Pamela anderson movie clip sponge bob square pants episode guide Chilton's honda repair manual

Anónimo disse...

Your wгіte-up haѕ vеrifieԁ nесessarу to us.
It’s very еԁuсаtional and you rеally
are cleаrly еxtremely knowlеdgeable іn thіs regіon.
You pοssess openeԁ my eyе to be
able to dіfferent οpinion of this kind of ѕubјeсt mattеr
with intriguing, notable and stгong сontent.
my page :: buy ativan