terça-feira, fevereiro 22, 2005

A caminho do Socialismo!

Os resultados das eleições legislativas de domingo trouxeram uma vitória estrondosa ao Partido Socialista, que obteve a maioria absoluta, suscitando várias observações.

O Dr. Garcia Pereira conseguiu mais uma vez os seus intentos. Além de ter retirado uma série de votos à CDU devido à confusão das foices e dos martelos, promoveu-se no mundo da advocacia o que, apesar dos rios de dinheiro que já tem ganho, lhe poderá ajudar a comprar um novo iate.
Está, portanto de parabéns o Dr. Garcia Pereira sendo um dos grandes vencedores destas eleições!

Manuel Monteiro, que astuciosamente criou um partido só para si como quem cria um blog, poderá agora trocar de lugar com Paulo Portas. Portas para o PND e Monteiro para o CDS até este partido voltar a ter possibilidades de regressar ao Governo. Um pouco antes dessa altura trocarão de novo e Monteiro guardará mais uma vez a caneta.

Santana Lopes vai tentar continuar a desenvolver o “pensamento político de Francisco Sá Carneiro”. A luta continua, agora a nível interno. Talvez seja de esperar mais uma proposta de reforma dos estatutos do PSD ou revisão constitucional. Se ele jogasse xadrez, de cada vez que perdesse proporia a alteração dos movimentos do Rei. Mas tudo irá bem desde que consiga continuar a ser notícia durante mais algum tempo. A política não lhe interessa. Não é de esquerda nem de direita mas, tão só parvo. Pretende apenas ser notícia. Daria um bom residente para a Quinta das Celebridades.

Marques Mendes faz lembrar a grande epopeia dos descobrimentos portugueses. Saiu num bote na esperança que os grandes não o vejam, por estarem em guerra entre si. Quando repararem pode ser que já esteja demasiado longe ou então por-se-á em bicos dos pés.

Jerónimo de Sousa enganou tudo e todos excepto Luís Delgado. A memória é tão curta que já ninguém se lembrava de quando foi candidato presidencial há cerca de vinte anos. Percebeu uma coisa que a maioria dos dirigentes do PCP e dos ex-renovadores nunca tinham percebido: 90% das pessoas não entende nada de política e por isso mais vale ser simpático.

O Bloco de Esquerda perdeu a graça, para os analistas, porque começa a tornar-se perigoso. É também natural que os ricos que nele têm votado voltem a votar no PS.

Finalmente o Partido Socialista ganha com maioria absoluta. São de esperar grandes transformações políticas, sociais e económicas porque, segundo o preâmbulo da Constituição da República Portuguesa: “A Assembleia Constituinte afirma a decisão do povo português de... abrir caminho para uma sociedade socialista... tendo em vista a construção de um país mais livre, mais justo e mais fraterno”.

E o que é o Socialismo?

Eis aqui uma definição dada pelo Dicionário de Filosofia, de Simon Blackburn, editado pela Gradiva:

“Sistema político em que os meios de produção (principais) não estão em mãos privadas ou institucionais, mas sob controlo social. Tipicamente, isto é visto como um aspecto do interesse mais geral pela igualdade de direitos das pessoas no que diz respeito a vários benefícios (saúde, educação) e do interesse na limitação das desigualdades de riqueza e de poder produzidos pelos mecanismos não regulados das forças de mercado. O socialismo evita as implicações totalitárias do comunismo e funciona nas constituições democráticas liberais”.