domingo, fevereiro 06, 2005

Uma história de amor

Em 18 de Dezembro de 2003 casaram em Luanda, Welwitschea José dos Santos(Tchizé), filha do Presidente de Angola José Eduardo dos Santos, e o engenheiro agrónomo português Hugo Nobre Pêgo. À grandiosa cerimónia, que se prolongou por vários dias, assistiram mais de mil convidados, muitos deles, vindos dos quatro cantos do mundo. Portugal esteve representado pelo 1ºministro Durão Barroso, Cinha Jardim, Augustus, padrinho de baptismo da noiva e autor do vestido que esta usou na cerimónia civil, o arquitecto Júlio Quaresma e Helga Barroso. Também os EUA, entre muitos outros países, se fizeram representar. A noiva estava líndissima com um vestido Augustus em seda selvagem, de modelo justo, com cauda. Na cabeça levou um véu de renda preso com uma coroa de diamantes angolanos. Hugo elegeu um fato Christian Dior. "Chorei mas não senti vergonha nem me importei pelo facto de ter ficado com a maquilhagem toda estragada. Para mim foi muito mais importante o sentimento do que a aparência", disse Tchizé. "Foi amor à primeira vista numa quente noite de Lisboa, há cerca de ano e meio. Tinha-lhe dito que trabalhava como mulher a dias em casa de um funcionário público e só há cerca de um mês é que ele soube que eu não trabalhava a dias". Tchizé deu uma gargalhada e acrescentou, "quando ele soube até ficou branco, mas mesmo assim não desistiu".
Os populares, na sua maioria sem uma ou duas pernas, aglomeravam-se agarrados às grades que rodeiam os jardins do Palácio Presidencial. Os funcionários atiravam-lhes de quando em vez uma ou outra perna de frango que a multidão acolhia em júbilo no meio de um grande reboliço.
"Toda a vida vi as pessoas chorarem de emoção, de alegria, e perguntava-me se isso iria acontecer-me um dia. Curiosamente, aconteceu-me hoje", confidenciou ainda emocionada, Tchizé.
Dias mais tarde os noivos partiram em lua-de-mel para as Caraíbas.
O 1ºministro de Portugal e restante comitiva portuguesa regressaram a Portugal no dia seguinte, orgulhosos de terem representado o país ao mais alto nível entre tantos dignitários estrangeiros.